sábado, 30 de junho de 2012

fotos de passaros da cidade

Foto de passárinhos


VISITA AO PARQUE ANHANGUERA:
                                  
     Da esquerda para direita: Rodrigo (administrador do parque), Mario Arias, eu, Lucas Iabanji, Natalia G. Zolotareff, também do wikiaves, Sergio Motta e Ricardo Iabanji.


Neste ultimo domingo, dia 24 de junho, a convite de Mario Arias, membro do wikiaves, eu e nosso colaborador Lucas Iabanji estivemos no Parque Anhanguera, em São Paulo, para  um reconhecimento do local, pois a administração pretende fazer um levantamento de passaros que existem naquela area de 10 milhões de metros quadrados, entre outras sugestões com a ajuda de Sergio Motta, tambem membro do wikiaves propomos a instalação de comedouros em locais estratégicos e a visita de observadores de aves em areas restritas do parque devidamente monitorados por funcionarios do parque. Um dos pontos altos do passeio foi a visita a area de confinamento de aves prontas para serem colocadas em liberdade ( que foram encontradas machucadas ou apreendidas), entre outras observamos no local tucanos, araras canindé, quiriquiri, várias espécies de gaviões e corujas, sabias laranjeira e bem te vis.






                         Area de confinamento das aves que posteriormente ganharão a liberdade

terça-feira, 26 de junho de 2012

VISITA NA CHACARA DE MARIA CRISTINA ZUNKELLER:




                                                        Na foto Lucas e Maria Cristina






Neste ultimo sabado, dia 23 de junho, eu e nosso colaborador Lucas Iabanji estivemos n parte da manhã na chacara de Maria Cristina Zunkeller, membro do Wikiaves e responsavel por mais da metade dos primeiros registros fotograficos de aves do nosso municipio,e não é a toa, pois no seu espaço, com muita arvores nativas e frutiferas a toda hora era possivel observar diferentes tipos de passaros, um verdadeiro paraiso de aves, nas pouco mais de tres horas que estivemos por la, foram registrados e/ou observados as seguintes espécies:pica pau do campo, alma de gato, pula pula assobiador, pitiguari, chupa dente, joão porca, maria cavaleira, guaracava de bico curto, tie preto, tie do mato grosso, sanhaçu do coqueiro, saracura do mato, martim pescador verde, garça branca grande, sai azul, saira amarela, pintassilgo, pia cobra, tico tico, bem te vi, jacuaçu, martim pescador grande, rabo branco de garganta rajada e beija flor de fronte violeta.  Fica aqui nosso agradecimento a Cristina pela atenção e hospitalidade naquele cantinho de lindas aves,  muito obrigado.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

LOCAIS PARA REGISTRO DE ESPÉCIES DE AVES EM MAIRIPORÃ - PARTE 2


REPRESA PAIVA DE CASTRO


                                             


Nos aproximadamente 15 km de extensão da represa Paiva de Castro que abrange os municipios de Mairiporã e Caieiras vindo pela Estrada da Santa Inez atravessando a Estrada do Governo até chegar ao municipio é possivel efetuar registros das seguintes espécies:
aves de grande porte( como carrapateiro, caracara,gavião caramujeiro, gavião carijó, urubu de cabeça preta), anu branco, anu preto, suiriri, joão de barro, sanhaçu cinzento, quero quero, tiziu, sabia do campo, martim pescador verde, martim pescador grande, bigua, garça branca grande, rolinha roxa e bem te vi.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

VISITA AO IBIMM


Neste ultimo sabado, dia 16, eu e nosso colaborador Lucas Iabanji estivemos no IBIMM ( Instituto Biológico Marinho e Meio Ambiente ) localizado próximo a Estrada Velha de Bragança; na oportunidade conversamos com o professor Edris que nos narrou que algumas semanas atras um gavião pega macaco estava degustando um filhote de macaco pousado em um galho no interior do instituto, durante nossa visita foram registrados e/ou observados as seguintes espécies: pula pula, pula pula assobiador, limpa folha de testa baia, pica pau anão de coleira ,pitiguari e choca da mata.




                                            Professor Edris e Lucas no IBIMM.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

LOCAIS PARA REGISTRO DE ESPÉCIES DE AVES EM MAIRIPORÃ - PARTE 1





                                         Barragem da sete quedas na Estrada do Rio Acima.


ESTRADA DO RIO ACIMA - A estrada do rio acima começa praticamente no centro de Mairiporã, extensão da rua Padre Vairo e prolonga-se por cerca de 25 km até o municipio de Nazaré Pta, margeando o canal da represa Paiva de Castro que começa no municipio de Joanópolis, em algum lugar desta area mora Maria Cristina Zunkeller, membro do wikiaves o qual é responsavel por mais de 50% dos lifers (primeiro registro) do municipio, todos registrados nas cercanias de sua propriedade, na area do rio acima há observações e registros das seguintes espécies: ferro velho, arapaçu verde, arapaçu rajado, saracura do mato, pipira vermelha, saracura sanã, martim pescador verde, carrapateiro, chopim do brejo, tesourinha, bico de lacre, sai azul, bigodinho, coleirinho, tiziu, picapauzinho verde carijó, pula pula, joão porca, pintassilgo, bentevizinho de penacho vermelho, bem te vi, gaturamo verdadeiro, saira amarela, tie preto, beija flor tesoura, beija flor cinza, besourinho vermelho, beija flor preto, rabo branco rubro, joão de barro, corruira, sabia laranjeira, sabia do campo, sabia poca, caracara, andorinha serradora. lavadeira mascarada, bico chato de orelha preta, neinei, tucano de bico verde, periquitão maracanã, peitica, tico tico, pardal, rolinha roxa, pombão, pomba de bando, sai canário e corujinha do mato. Com certeza há bem mais aves no local para serem registradas, aguardando a oportunidade.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

VISITA AO NUCLEO PEDRA GRANDE DO PARQUE CANTAREIRA


No ultimo domingo, dia 10, nosso colaborador Lucas Iabanji esteve no nucleo Pedra Grande do Parque Cantareira, este local faz "fundo" com o nucleo Aguas Claras, cuja entrada é na Estrada  da Roseira, próximo ao portal do Parque Petropolis, na oportunidade Lucas encontrou-se com Wilson Lucheti, Andreas Oberhuber, Vincent Kurt Lo e Guto Balieiro, membros do Wikiaves e efetuaram registros das seguintes espécies: miudinho, pixoxó, arapaçu grande, arapaçu rajado, papa taoca do sul, tie de topete , cigarra bambu e trovoada em um dia bastante proveitoso e divertido.



                             Da esquerda para direita: Andreas, Lucas, Wilson, Vincent e Guto.




terça-feira, 12 de junho de 2012

ESTATISTICAS SOBRE AVES DE MAIRIPORÃ CONFORME DADOS DO WIKIAVES:


Conforme dados do site www.wikiaves.com.br, um dos sites mais conceituados sobre aves,  existem 218 espécies de aves registradas em Mairiporã, sendo 189 com fotos, o site tem catalogado 1334 fotos e 132 sons, existem 24 usuários cadastrados no municipio e 38 visitantes com registros, nosso municipio esta na 93º posição do ranking nacional de espécies registradas, a frente de nossos vizinhos Atibaia e Bragança Pta.
Os ultimo registros fotográficos de espécies inéditas no municipio foram de juriti pupu, falcão de coleira, gavião de cauda curta, tororó, murucututu de barriga amarela, pé vermelho e joão botina do brejo.

GOA-ABP (GRUPO DE OBSERVADORES DE AVES DE ATIBAIA, BRAGANÇA PTA E REGIÃO)

 Esta sendo estudado a possibilidade de ser criado o GOA-ABP (Grupo de Observadores de Aves de Atibaia, Bragança Paulista e Região) cujo objetivo seria, além do próprio convívio entre observadores de aves: 
Realizar saídas de campo que objetivando além do registro da avifauna observada, fotografias e gravação de vocalizações, discussões sobre seus aspectos particulares e verificações das condições de preservação da área visitada bem como das possibilidades de participação e de seus membros no trabalho de preservação. Ao visitar Unidades de Conservação, qualquer pessoa pode fazer um exercício de cidadania, fazendo uma avaliação das condições de preservação da área visitada e enviando relatórios para os administradores das Unidades ou para o próprio GOA-ABP; 
Promover cursos de observação de aves na região; 
Levantamento da avifauna local - Talvez uma das principais pautas de ação a serem desenvolvidas. Pode ser feito muitas vezes em colaboração com instituições públicas oficiais e também particulares; 
Participar do Censo Neotropical de Aves Aquáticas, atividade iniciada em 1990, promovida pela organização Wetlands International; 
Promover, em colaboração com instituições pública oficiais e também particulares, eleição de ave-símbolo de cada cidade; 
Promover palestras gratuítas nas escolas da região com foco na observação de aves e projetos de educação ambiental; 
Ajuda no desenvolvimento da região como destino de turismo de observação de aves (em grande crescimento no Brasil); 
Começar como um grupo, podendo virar um clube, sem fins lucrativos, com objetivos de congregar pessoas interessadas na observação de aves, ornitologia e temas correlatos, desenvolver estudos ornitológicos, contribuir para a conservação da natureza em geral e das aves em particular e para a educação ambiental da população. 
Sugestões são bem-vindas. 

Ainda este mes, muito provavelmente no  dia 28 às 20h00 sera realizada a 1a. Plenária do GOA-ABP. Como curiosidade para os moradores de Mairiporã o novo Parque Estadual de Itapetinga tem parte dele neste municipio, assim como em Atibaia e outras cidades da região. Para os membros do site wikiaves maiores informações acesse o perfil de Julio Guedes ou William Zaca, para não membros entrar em contato através do e-mail julioguedes@uol.com.br

segunda-feira, 11 de junho de 2012

SOBRE O MUNICIPIO


Mairiporã é um municipio com aproximadamente 79.000 habitantes e uma area de 321,5 km quadrados e distante da capital 35 km, fazendo divisa com os municipios de Guarulhos, Franco da Rocha, Nazaré Pta, Atibaia e Caieiras.
Há tres acessos regulares para chegar ao municipio: Rodovia Fernão Dias, Estrada da Roseira (onde há o nucleo Aguas Claras do Parque Cantareira), Estrada Santa Inez e um acesso opcional que é a Estrada Velha de Bragança, extensão da Av. Sezefredo Fagundes (onde esta localizado o nucleo Engordadouro do Parque Cantareira).
Obs.: Na Estrada Velha de Bragança há o acesso ao IBIMM ( Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente ), visite o site acessando www.ibimm.org.br.
O municipio situa-se a uma altitude de 790 mts, sendo as partes mais altas na Serra da Cantareira, podendo chegar a 1.100 mts de altitude.
O clima da cidade, como em toda região metropolitana de São Paulo é o subtropical. O verão é relativamente quente e chuvoso e o inverno é ameno, por vezes frio, são comuns eventos como a geada em alguns pontos do municipio. A temperatura média anual gira em torno de 18º graus, sendo o mes mais frio em julho (média de 14º graus) e o mais quente fevereiro (média de 22º graus). O indice pluviométrico anual gira em torno de 1.400 mm.

PONTOS TURISTICOS:

A cidade é roteiro obrigatório para quem procura lugares ligados diretamente com a natureza e tranquilidade. Os principais pontos turisticos de Mairiporã incluem:
Pico do Olho da Agua: Onde pode-se fazer pic nics, voo livre e há trilhas para downhill.
Pedreira do Dib: Atrai visitantes para a prática de rapel.
Rio Juquery e Sete Quedas: Para a prática de bóiacross e circuitos para se fazer a pé ou de bicicleta.
Mairiporã destaca-se também pelo turismo rural com a existencia de haras, pousadas, acampamentos e clubes de campo.
Os principais eventos do municipio incluem o aniversario da cidade (27 de março), Festa da Primavera (regularmente no mes de outubro) e a EcoFest Adventure.
Se quiser saber um pouco mais sobre o municipio acesse www.mairipora.sp.gov.br