sábado, 15 de dezembro de 2012

PASSEIO NO JARDIM BOTÂNICO:

No feriado do dia 20 de novembro, dia da consciência negra, fui passear no Jd Botânico, não conhecia o local, aproveitei e levei a máquina par registrar passaros, gostei de lá, bastante verde, muitas familias, pessoas fazendo books, estava bem cheio, fiquei impressionado com uma coisa, na reta que faz divisa com o Jd Zoológico há uma ilha de arvores e é incrivel a quantidade e espécies de aves que habitam a área, fora o barulho, muito bacana, no dia foram observados e/ou registrados as seguintes espécies: tiê preto, pula pula, beija flor tesoura, peitica, caneleiro, alma de gato, sabia laranjeira, sabia poca, garça branca grande, garça branca pequena, tiriba de testa vermelha, biguá, biguatinga, garça moura, lavadeira mascada, picapauzinho verde carijó, savacu, vira bosta, bem te vi, urubu de cabeça preta e socozinho.

       
                                  Registro de biguatinga no Jd Botânico

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

lifer!

a jaçana (jacana jacana) foi o ultimo lifer do município de mairiporã e para o bosque da amizade http://www.vagnerbordin.blogspot.com.br/2012/11/locais-para-registro-de-aves-em.html esse registro foi feito no dia 09\12\12

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

MATÉRIA  SOBRE O FREDÊ DO PESM NUCLEO SÃO SEBASTIÃO:

Saiu na ISTO É desta semana, nº 2248 na coluna OLHAR do Paulo Lima, uma matéria sobre Edson Marques Lobato, o Fredê, ex-gestor do PESM, núcleo São Sebastião, que devido motivos duvidosos acabou sendo transferido do local após 17 anos de muita luta para a conservação do meio ambiente naquela região ( afinal ele sempre bateu de frente com caçadores, palmiteiros e construções ilegais); o secretário do Meio Ambiente de São Sebastião disse: " Foi um Neymar que a gente perdeu para o futebol da Sibéria " , se possível meus amigos procurem acessar a matéria completa, achei muito interessante e bastante significativa, e desde já eu digo : VOLTA FREDÊ!
INVASÃO NO BOSQUE DA AMIZADE:

Ontem, dia 09 de dezembro, um verdadeiro time do wikiaves esteve presente no Bosque da Amizade em Mairiporã, para registro de passaros, o movimento começou um pouco depois das sete da manhã e estendeu-se até quase meio dia, apesar do tempo estar fechado, não houve sol, os passaros colaboraram bastante, devido ao tempo mesmo e foram registrados e/ou observados as seguintes espécies: andorinha domestica grande, bigodinho, guaracava de barriga amarela, choca de chapéu vermelho, tiê sangue, garibaldi, chorão, ferreirinho relógio, tiziu, carrapateiro, joão botina do brejo, bico de lacre, saracura sanã, sanã parda, frango d 'agua comum, socozinho, sabia poca, suiriri pequeno, suiriri, sabiá do campo, tesourinha, alegrinho, rabo branco canelado, vira bosta,pardal, tuim,pé vermelho,filipe, jaçana, tico tico, curutie e periquitão maracanã. Estiveram presente no local além de mim, meu filho Vagner Junior e meu fiel colaborador Lucas Iabanji e seus pais, os amigos Sergio Motta, Natalia G. Zolotareff, Ronaldo Garcia, Ademar kawaguti e sua esposa Eliana, Daniel Rodrigues, Luiz Eduardo R. Silva e Ronaldo Koluszk.



Em pé: Sergio Motta, Natalia G Zolotareff, Daniel Rodrigues, eu, Vagner Junior e Lucas Iabanji.
Agachados: Ronaldo Garcia, Ademar Kawaguti e sua esposa Eliana, Luiz Eduardo R Silva e Ronaldo Koluszk.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

PASSARINHADA EM BERTIOGA:

No ultimo dia 3 de novembro estive com nosso colaborador e membro do wikiaves, Lucas Iabanji, juntamente com seus pais Sheila e Ricardo na praia de Itaguaré em Bertioga, para fazer registros de passaros, no caminho ainda encontramos em frente a riviera de São Lourenço os amigos Hector Bottai, Mathias Singer e Andreas Oberhuber, todos do wikiaves os quais iam fazer registros tambem, só que em outro local.
Achei maravilhosa esta praia, em um pouco mais de 4 horas consegui registrar 9 lifers, fora os que perdi,rsrsrs, acabamos vindo embora pois começou a chover, mas antes almoçamos e matei a vontade de comer ostras, haviam mais de 30 anos que eu não comia ostra.
No local foram registrados e/ou observados as seguintes aves: batuira de coleira, pica pau de cabeça amarela, andorinha serradora, juruviara, baituruçu, tiê sangue, suiriri, lavadeira mascarada, martim pescador grande, urubu de cabeça preta, tiê sangue, teque teque, tesourão, assanhadinho de cauda preta, vissiá, garrinchão de bico grande, cuspidor de mascara preta, pintadinho, chorozinho de asa vermelha, tangara, surucua grande de barriga amarela, garça branca grande e garça azul.


                                   
                                             Vista da praia de Itaguaré em Bertioga-SP
BLOG SOBRE PASSAROS:

Boa tarde, estou postando aqui dois links de amigos do wikiaves que tem como tema principal as aves, o primeiro é da amiga Juliet Matos, a Juli e o link para acesso é http://avesnatureza.blogspot.com.br/ e o outro é do amigo Wilamir Branco e o link para acesso é o
 http://passarosdooestecatarinense.blogspot.com.br/ espero que gostem, achei os dois bastante itnteressantes e muito bom, um abraço.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

VISITA NO MINI PANTANAL DE ATIBAIA:

No feriado da republica eu e meu fiel colaborador Lucas Iabanji estivemos em Atibaia, mais exatamente no bairro da ressaca com nossos amigos do wikiaves Jose Prado de lá mesmo e Manuel Gonzales que veio de Marilia com seus amigos Bruno e Eder.
Meus amigos, para ir no referido bairro tem que levar bota e repelente, senão não tem como andar por lá, muito alagado, mas valeu muito a experiencia, foram registrados e/ou observados as seguintes espécies: gaturamo rei (o achado do dia), pula pula, pia cobra, beija flor de peito azul, bem te vi rajado, socozinho, fim fim, tesourinha, peitica, jacuaçu, bigodinho, corruira, andorinha do campo, suiriri pequeno, alegrinho e caneleiro.


              Da esquerda para direita: Bruno, Eder, Manuel,José Prado e Lucas.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

LOCAIS PARA REGISTRO DE AVES EM MAIRIPORÃ PARTE 5



                                 Um dos melhores pontos para fotografar aves do bosque

BOSQUE DA AMIZADE: Sem dúvida, de todos os lugares explorados em Mairiporã para se fotografar aves, o top é mesmo o bosque da amizade, que fica no centro da cidade, em frente a biblioteca municipal na Av Leonor de Oliveira.
Por que seria o melhor local?acredito que por ser uma area alagada da represa Paiva de Castro, onde mede mais ou menos 500 mts de largura por 1,5 km de comprimento. Alguns membros do wikiaves estiveram no local alem de mim e meu sobrinho Lucas Iabanji, ja fizeram registros por lá Wilson Lucheti, Dario Sanches, Sergio Motta, Natalia G Zolotareff, Marcelo Marcelino, André Lago, Daniel Rodrigues, Luiz Eduardo R Silva e Ronaldo Koluszuk e todos ficaram encantados com o local, já registrei juntamente com meu sobrinho Lucas mais de 70 espécies de aves, as mais recentes descobertas no local foram a guaracava de barriga amarela, o chocão carijó, a andorinha do temporal e o alegrinho, há registros de algumas preciosidades como o carretão, a saracura sanã e a sanã parda e creio que muitos outras espécies possam ser descobertas por lá ainda, eu recomendo o local com toda certeza para quem queira fotografar aves.


  
                                           O tiê sangue é um dos ilustres visitantes do bosque

domingo, 4 de novembro de 2012

PASSEIOS PELOS NUCLEOS DO PARQUE CANTAREIRA:


Da esquerda para direita: Daniel, Luiza, Ronaldo, Luiz Eduardo, Roberto e esposa e eu.

NUCLEO ENGORDADOR: No dia 21 resolvi ir passarinhar neste nucleo, ao descer do carro dei de cara com um guaxe, observando melhor, em frente ao casarão das máquinas há uma arvore com uns cinco ninhos deste passaro, era uma movimentação o dia todo, depois peguei a trilha da cachoeira (muito boa por sinal) e encontrei novos amigos, membros do wikiaves, Luiz Eduardo R Silva, Ronaldo Koluszuk, Daniel Rodrigues e sua noiva Luiza, fizemos a trilha e no retorno , mais um encontro, desta vez com o Sr Roberto Duarte de São Bernardo do Campo e esposa, posteriormente nos separamos e passei mais algum tempo no parque indo também na trilha do macuco.


                                                    Foto feita no nucleo engordador.

NUCLEO CABUÇU: No dia 28 fui conhecer o nucleo Cabuçu, fui com meu cunhado Ricardo, meu sobrinho e fiel colaborador Lucas Iabanji e Marcelo Marcelino, que trabalha no parque. membros do wikiaves , lá ao pegarmos a trilha da cachoeira deste parque encontrei com os amigos Luiz Eduardo, Ronaldo e Daniel e fizemos um trecho da mesma (que era muito grande , 10 km ida e volta) este parque ainda não é muito explorado pelos membros do wikiaves, mas recomendo, há muita coisa boa por lá e o Marcelo esta registrando o que encontra, por fim, juntando os dois parques foram registrados e/ou observados as seguintes espécies: bem te vi rajado, casaca de couro da lama, sabia laranjeira, guaxe, barranqueiro de olho branco, flautim, garrinchão de bico grande, tangara, saira lagarta, pula pula, bacurau, tovaca, tiririzinho do mato, tie de mato grosso, pula pula assobiador, andorinha serradora, caneleiro preto, suiriri e choca da mata.

                Da esquerda para direita: Daniel, Ronaldo. Marcelo, Luiz, eu e Lucas.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DESCOBERTA NOVA ESPÉCIE DE PASSARO PARA O BRASIL:



Saiu na coluna do Ricardo Boechat ( Revista Isto É nº 2242 ) , trata-se do "Cinclodes espinhacensis". Seu habitat natural é a serra do Cipó, em MG. Com cauda longa e asas compridas em tom marrom-chocolate, ele lembra o conhecido João de Barro. Os pesquisadores da UFMG que acharam a espécie que lhe deram o nome de PEDREIRO DO ESPINHAÇO. O trabalho de pesquisa contou com recursos da Fundação Grupo Boticário.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

VISITAS EM UBATUBA:

Nas férias do meio de ano nosso colaborador Lucas Iabanji, membro do wikiaves esteve em Ubatuba e conheceu o sitio Folha Seca, famoso por seus diversos tipos de beija flores, e principalmente o mítico Sr Jonas, que muitos observadores de aves achavam que fosse lenda,rsrsrs, no local foram registrados as seguintes espécies de aves: rabo branco rubro, beija flor rajado, beija flor de fronte violeta, gaturamo verdadeiro, tie sangue, guaxe, topetinho verde, beija flor roxo, sai verde, ferro velho, saira sete cores, beija flor cinza, beija flor de garganta verde, beija flor preto, beija flor rubi e beija flor de banda branca.


                                    
                                                         Sr Jonas e Lucas

No mesmo periodo Lucas tambem esteve no restaurante TROPICAL, conhecido point da cidade e com um comedouro de passaros que recebe o mais variado tipo de aves da região, no dia foram observados as seguintes espécies: cambacica, saira sete cores, saira militar, sanhaçu de encontro amarelo, beija flor cinza, sabia poca, sanhaçu cinzento, ferro velho, sai azul, sanhaçu do coqueiro e sai verde.
                                    
                                   Sheila e Ricardo (pais do Lucas) com o proprietário do TROPICAL

domingo, 23 de setembro de 2012

LOCAIS PARA REGISTRO DE AVES EM MAIRIPORÃ: PARTE 4

Um outro bom lugar para efetuar registros em nosso municipio é o chamado 2 LAGOS, localizado na Estrada do Rio Acima, na entrada da Estrada do cinco lagos, onde há um lago de cada lado da pista asfaltada, no local pode-se registrar além das capivaras, as seguintes espécies já visualizadas: biguá, biguatinga, socozinho, frango d'agua comum, martim pequeno, verde e grande, garça branca grande, tiê preto, gavião caramujeiro, corruira, joão tenenem, anu branco, sanhaçu cinzento, suiriri e suiriri cavaleiro.

      
                                       Acima um dos frequentadores dos dois lagos

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

MUDANÇAS AMBIENTAIS NA REPRESA PAIVA DE CASTRO:

No ultimo dia  dos pais, 12 de agosto, pela segunda vez este ano percorri a pé os 9 km que separam a ponte da divisa de Franco da Rocha a entrada de Mairiporã, a primeira vez foi sentido Franco da Rocha, agora fiz o caminho inverso, o que tenho para relatar trata-se do seguinte: mudei para Mairiporã em 1993, mas conheço a cidade e sua rota desde pequeno, até uns anos atras toda extensão da represa era aberta ao publico e nos fins de semana, principalmente na area da ponte que faz a divisa dos municipios lotava de banhistas, milhares, houve um feriado prolongado, se não me engano, carnaval ou semana santa, em 4 dias houves 24 mortes por afogamento, recentemente a Sabesp, que é a proprietária da área da represa cercou a mesma, proibindo a entrada de banhistas e também houve uma reestruturação da Rodovia Prefeito Luis Salomão Chamma que margeia a extensão da represa, com guard raylls  e placas de sinalização proibindo o estacionamento de veiculos no acostamento da referida rodovia, os banhistas sumiram e as aves tomaram conta da represa, principalmente as aquáticas, devido as enormes areas  cobertas com igarapés, é comum ver garças, biguás, frangos d'agua, patos do mato, martins pescadores, rapinantes e aves diversas; nos ultimos dias  o que tenho visto com bastante frequencia são tesourinhas.
Parabéns a Sabesp e ao DER pelo excelente serviço que ambos estão fazendo com referencia ao impacto ambiental e que mais e mais passaros venham nos visitar nesta linda represa que encontra-se em nosso municipio.


Um dos frequentadores da represa Paiva de castro

sábado, 25 de agosto de 2012

EM BUSCA DO MOCHO DIABO:


                                                     Lucas Iabanji, José Prado e eu.

Hoje, a convite do amigo José Prado  membro do wikiaves, eu e meu fiel colaborador Lucas Iabanji, juntamente com seu pai Ricardo, estivemos em Atibaia, mais exatamente na trilha dos monges para conhecer a ave mais famosa de Atibaia, o mocho diabo, mas infelizmente ela não estava por lá, mas foi bastante divertido o passeio, além das centenas de carrapatos que nos atacaram,hehehehe, vimos umas ruinas antigas e foram registrados e/ou observados as seguinte aves: corruira, tico tico, joão tenenem, besourinho de bico vermelho, urubu de cabeça preta, gavião de rabo branco e pica pau branco.

RUINAS DOS MONGES:

Um fato interessante da expedição foram umas ruinas que encontramos no meio da trilha, parece que era algo inacabado, por tras delas haviam duas mesas de cimento com bancos de cimento também, todos azulejados e cobertos pela mata.
                                                    
                                                   Serão as ruinas dos monges?

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

PASSEIO EM EXTREMA-MG:

Desculpem a demora da mais nova postagem meus amigos, é que este mês foi uma correria só. Estava de férias em julho e no periodo de 27 a 30 do referido mês, a convite do meu primo Wilson Lucheti, membro do wikiaves, estive na sua chacara na cidade de Extrema com minha familia, (esposa Marileide e filhos Vagner Junior 2 e Ayla A. Abranches), membros do wikiaves,a cidade é um lugar muito bonito, montanhoso e bem tranquilo, e como não poderia deixar de ser aproveitamos a estadia para efetuar registros de aves e foram registrados e/ou observados as seguintes espécies: japu, beija flor de papo branco, anu preto, coleirinho, bem te vi, pombão, sabiá poca, sabiá laranjeira, periquitão maracanã, teque teque, pitiguari, pica pau verde barrado, canario da terra verdadeiro, fim fim, saira ferrugem, andorinha pequena de casa, corruira, joão de barro, tico tico, pula pula assobiador, gralha do campo, gibão de couro, gaturamo verdadeiro, vira bosta, piolhinho, alegrinho, risadinha e pi-pui.



                                             Meu filho Vagner Jr, eu e minha filha Ayla.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

VISITA AO PESQUEIRO DO ARNALDÃO:


Ontem, dia 25 de julho, eu , meu filho Vagner Júnior 2 e meu sobrinho Lucas Iabanji, membros do wikiaves estivemos no pesqueiro do Arnaldão, movimentado point da zona norte de São Paulo, devido a seu restaurante, famoso pela feijoada; o pesqueiro fica na Av. Sezefredo Fagundes, sentido interior, pararelo a rodovida Fernão Dias, maiores informações acesse www.pesqueirodoarnaldao.com.br
Como não poderia deixar de ser, fizemos um levantamento das espécies do local e foram observados e/ou registrados as seguintes espécies de aves: tie sangue, tie preto, pica pau de cabeça amarela, tucano de bico verde, corruira, lavadeira mascarada, joão de barro, pitiguari, sai canario, joão tenenem, curutie, garça branca grande, urubu de cabeça preta, bem te vi, bentevizinho de penacho vermelho, bico chato de orelha preta, rolinha roxa, sanhaçu cinzento, caracará e pombo doméstico.




                                Lucas Iabanji e Vagner Junior 2, ao fundo o pesqueiro.


Atração à parte:


Um show a parte no pesqueiro foi uma garça branca grande que encontrava-se pelo local caçando pequenos peixes na borda do lago, em determinado momento uma familia que estava pescando foi almoçar no restaurante do pesqueiro e a garça aproveitando o momento pegou uma salsicha no meio das iscas e com ela na boca, colocou-a dentro do lago como se estivesse pescando, acho que ela pensou que talvez pegasse um peixe maior com a salsicha, rsrsrsrs.




                                                  A garça pescadora
GRUPO DE DISCUSSÃO DO GOA-ABP


Aqui vai na integra o e-mail do amigo Julio Guedes do wikiaves sobre grupo de discussão a ser realizado, quem tiver interesse, o que seria importante, é só seguir as instruções:


Vagner olá! Estamos contando com sua participação no Grupo de Discussão do GOA-ABP, assim como pedimos que retransmita aos demais aí de Mairiporã. É nesse Grupo de Discussão que colocaremos as próximas saídas de campo, notícias e assuntos do GOA-ABP. Em breve teremos um site próprio. Lembrando que para cadastrar é só entrar em http://br.groups.yahoo.com/group/GOA-ABP_discussao/join . Estamos iniciando as atividades e precisamos que o Grupo de Discussão funcione a pleno vapor. abração, Júlio
 

sábado, 21 de julho de 2012

LOCAIS PARA REGISTRO DE AVES EM MAIRIPORÃ - PARTE 3


FRAGMENTO DE MATA - Este fragmento de mata fica no começo da Estrada do Rio Acima, atras do ginasio municipal, em frente a capela Nossa Senhora de Lourdes, com uma trilha de menos de 300 mts e uma area de uns 5 km quadrados é incrivel a quantidade de aves que existem na parte interna e externa da mata, no fim da trilha há uma sede, com uma placa de aviso do governo federal informando tratar-se de uma area de proteção ambiental, nesta mata pode ser observados ou registrados as seguintes espécies: pica pau de cabeça amarela, pica pau verde barrado, pica pau anão barrado, tie preto, tie de topete, bico chato de orelha preta, pula pula, choquinha lisa, choca da mata, risadinha, barbudo rajado, saracura do mato, jacuaçu, beija flor de fronte violeta, beija flor tesoura, rabo branco de gargante rajada, sai canario, cambacica, alma de gato, sabia laranjeira, sabia poca, sabia do campo, bem te vi, peitica, suiriri, lavadeira mascarada, tucano de bico verde, anu preto, anu branco, patinho, sanhaçu cinzento, guarucava de bico curto, pia cobra, corruira, periquitão maracanã, pomba galega, sai azul, rolinha roxa e chupa dente.




                                              Entrada da trilha, bem em frente ao asfalto

sábado, 30 de junho de 2012

fotos de passaros da cidade

Foto de passárinhos


VISITA AO PARQUE ANHANGUERA:
                                  
     Da esquerda para direita: Rodrigo (administrador do parque), Mario Arias, eu, Lucas Iabanji, Natalia G. Zolotareff, também do wikiaves, Sergio Motta e Ricardo Iabanji.


Neste ultimo domingo, dia 24 de junho, a convite de Mario Arias, membro do wikiaves, eu e nosso colaborador Lucas Iabanji estivemos no Parque Anhanguera, em São Paulo, para  um reconhecimento do local, pois a administração pretende fazer um levantamento de passaros que existem naquela area de 10 milhões de metros quadrados, entre outras sugestões com a ajuda de Sergio Motta, tambem membro do wikiaves propomos a instalação de comedouros em locais estratégicos e a visita de observadores de aves em areas restritas do parque devidamente monitorados por funcionarios do parque. Um dos pontos altos do passeio foi a visita a area de confinamento de aves prontas para serem colocadas em liberdade ( que foram encontradas machucadas ou apreendidas), entre outras observamos no local tucanos, araras canindé, quiriquiri, várias espécies de gaviões e corujas, sabias laranjeira e bem te vis.






                         Area de confinamento das aves que posteriormente ganharão a liberdade

terça-feira, 26 de junho de 2012

VISITA NA CHACARA DE MARIA CRISTINA ZUNKELLER:




                                                        Na foto Lucas e Maria Cristina






Neste ultimo sabado, dia 23 de junho, eu e nosso colaborador Lucas Iabanji estivemos n parte da manhã na chacara de Maria Cristina Zunkeller, membro do Wikiaves e responsavel por mais da metade dos primeiros registros fotograficos de aves do nosso municipio,e não é a toa, pois no seu espaço, com muita arvores nativas e frutiferas a toda hora era possivel observar diferentes tipos de passaros, um verdadeiro paraiso de aves, nas pouco mais de tres horas que estivemos por la, foram registrados e/ou observados as seguintes espécies:pica pau do campo, alma de gato, pula pula assobiador, pitiguari, chupa dente, joão porca, maria cavaleira, guaracava de bico curto, tie preto, tie do mato grosso, sanhaçu do coqueiro, saracura do mato, martim pescador verde, garça branca grande, sai azul, saira amarela, pintassilgo, pia cobra, tico tico, bem te vi, jacuaçu, martim pescador grande, rabo branco de garganta rajada e beija flor de fronte violeta.  Fica aqui nosso agradecimento a Cristina pela atenção e hospitalidade naquele cantinho de lindas aves,  muito obrigado.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

LOCAIS PARA REGISTRO DE ESPÉCIES DE AVES EM MAIRIPORÃ - PARTE 2


REPRESA PAIVA DE CASTRO


                                             


Nos aproximadamente 15 km de extensão da represa Paiva de Castro que abrange os municipios de Mairiporã e Caieiras vindo pela Estrada da Santa Inez atravessando a Estrada do Governo até chegar ao municipio é possivel efetuar registros das seguintes espécies:
aves de grande porte( como carrapateiro, caracara,gavião caramujeiro, gavião carijó, urubu de cabeça preta), anu branco, anu preto, suiriri, joão de barro, sanhaçu cinzento, quero quero, tiziu, sabia do campo, martim pescador verde, martim pescador grande, bigua, garça branca grande, rolinha roxa e bem te vi.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

VISITA AO IBIMM


Neste ultimo sabado, dia 16, eu e nosso colaborador Lucas Iabanji estivemos no IBIMM ( Instituto Biológico Marinho e Meio Ambiente ) localizado próximo a Estrada Velha de Bragança; na oportunidade conversamos com o professor Edris que nos narrou que algumas semanas atras um gavião pega macaco estava degustando um filhote de macaco pousado em um galho no interior do instituto, durante nossa visita foram registrados e/ou observados as seguintes espécies: pula pula, pula pula assobiador, limpa folha de testa baia, pica pau anão de coleira ,pitiguari e choca da mata.




                                            Professor Edris e Lucas no IBIMM.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

LOCAIS PARA REGISTRO DE ESPÉCIES DE AVES EM MAIRIPORÃ - PARTE 1





                                         Barragem da sete quedas na Estrada do Rio Acima.


ESTRADA DO RIO ACIMA - A estrada do rio acima começa praticamente no centro de Mairiporã, extensão da rua Padre Vairo e prolonga-se por cerca de 25 km até o municipio de Nazaré Pta, margeando o canal da represa Paiva de Castro que começa no municipio de Joanópolis, em algum lugar desta area mora Maria Cristina Zunkeller, membro do wikiaves o qual é responsavel por mais de 50% dos lifers (primeiro registro) do municipio, todos registrados nas cercanias de sua propriedade, na area do rio acima há observações e registros das seguintes espécies: ferro velho, arapaçu verde, arapaçu rajado, saracura do mato, pipira vermelha, saracura sanã, martim pescador verde, carrapateiro, chopim do brejo, tesourinha, bico de lacre, sai azul, bigodinho, coleirinho, tiziu, picapauzinho verde carijó, pula pula, joão porca, pintassilgo, bentevizinho de penacho vermelho, bem te vi, gaturamo verdadeiro, saira amarela, tie preto, beija flor tesoura, beija flor cinza, besourinho vermelho, beija flor preto, rabo branco rubro, joão de barro, corruira, sabia laranjeira, sabia do campo, sabia poca, caracara, andorinha serradora. lavadeira mascarada, bico chato de orelha preta, neinei, tucano de bico verde, periquitão maracanã, peitica, tico tico, pardal, rolinha roxa, pombão, pomba de bando, sai canário e corujinha do mato. Com certeza há bem mais aves no local para serem registradas, aguardando a oportunidade.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

VISITA AO NUCLEO PEDRA GRANDE DO PARQUE CANTAREIRA


No ultimo domingo, dia 10, nosso colaborador Lucas Iabanji esteve no nucleo Pedra Grande do Parque Cantareira, este local faz "fundo" com o nucleo Aguas Claras, cuja entrada é na Estrada  da Roseira, próximo ao portal do Parque Petropolis, na oportunidade Lucas encontrou-se com Wilson Lucheti, Andreas Oberhuber, Vincent Kurt Lo e Guto Balieiro, membros do Wikiaves e efetuaram registros das seguintes espécies: miudinho, pixoxó, arapaçu grande, arapaçu rajado, papa taoca do sul, tie de topete , cigarra bambu e trovoada em um dia bastante proveitoso e divertido.



                             Da esquerda para direita: Andreas, Lucas, Wilson, Vincent e Guto.




terça-feira, 12 de junho de 2012

ESTATISTICAS SOBRE AVES DE MAIRIPORÃ CONFORME DADOS DO WIKIAVES:


Conforme dados do site www.wikiaves.com.br, um dos sites mais conceituados sobre aves,  existem 218 espécies de aves registradas em Mairiporã, sendo 189 com fotos, o site tem catalogado 1334 fotos e 132 sons, existem 24 usuários cadastrados no municipio e 38 visitantes com registros, nosso municipio esta na 93º posição do ranking nacional de espécies registradas, a frente de nossos vizinhos Atibaia e Bragança Pta.
Os ultimo registros fotográficos de espécies inéditas no municipio foram de juriti pupu, falcão de coleira, gavião de cauda curta, tororó, murucututu de barriga amarela, pé vermelho e joão botina do brejo.

GOA-ABP (GRUPO DE OBSERVADORES DE AVES DE ATIBAIA, BRAGANÇA PTA E REGIÃO)

 Esta sendo estudado a possibilidade de ser criado o GOA-ABP (Grupo de Observadores de Aves de Atibaia, Bragança Paulista e Região) cujo objetivo seria, além do próprio convívio entre observadores de aves: 
Realizar saídas de campo que objetivando além do registro da avifauna observada, fotografias e gravação de vocalizações, discussões sobre seus aspectos particulares e verificações das condições de preservação da área visitada bem como das possibilidades de participação e de seus membros no trabalho de preservação. Ao visitar Unidades de Conservação, qualquer pessoa pode fazer um exercício de cidadania, fazendo uma avaliação das condições de preservação da área visitada e enviando relatórios para os administradores das Unidades ou para o próprio GOA-ABP; 
Promover cursos de observação de aves na região; 
Levantamento da avifauna local - Talvez uma das principais pautas de ação a serem desenvolvidas. Pode ser feito muitas vezes em colaboração com instituições públicas oficiais e também particulares; 
Participar do Censo Neotropical de Aves Aquáticas, atividade iniciada em 1990, promovida pela organização Wetlands International; 
Promover, em colaboração com instituições pública oficiais e também particulares, eleição de ave-símbolo de cada cidade; 
Promover palestras gratuítas nas escolas da região com foco na observação de aves e projetos de educação ambiental; 
Ajuda no desenvolvimento da região como destino de turismo de observação de aves (em grande crescimento no Brasil); 
Começar como um grupo, podendo virar um clube, sem fins lucrativos, com objetivos de congregar pessoas interessadas na observação de aves, ornitologia e temas correlatos, desenvolver estudos ornitológicos, contribuir para a conservação da natureza em geral e das aves em particular e para a educação ambiental da população. 
Sugestões são bem-vindas. 

Ainda este mes, muito provavelmente no  dia 28 às 20h00 sera realizada a 1a. Plenária do GOA-ABP. Como curiosidade para os moradores de Mairiporã o novo Parque Estadual de Itapetinga tem parte dele neste municipio, assim como em Atibaia e outras cidades da região. Para os membros do site wikiaves maiores informações acesse o perfil de Julio Guedes ou William Zaca, para não membros entrar em contato através do e-mail julioguedes@uol.com.br

segunda-feira, 11 de junho de 2012

SOBRE O MUNICIPIO


Mairiporã é um municipio com aproximadamente 79.000 habitantes e uma area de 321,5 km quadrados e distante da capital 35 km, fazendo divisa com os municipios de Guarulhos, Franco da Rocha, Nazaré Pta, Atibaia e Caieiras.
Há tres acessos regulares para chegar ao municipio: Rodovia Fernão Dias, Estrada da Roseira (onde há o nucleo Aguas Claras do Parque Cantareira), Estrada Santa Inez e um acesso opcional que é a Estrada Velha de Bragança, extensão da Av. Sezefredo Fagundes (onde esta localizado o nucleo Engordadouro do Parque Cantareira).
Obs.: Na Estrada Velha de Bragança há o acesso ao IBIMM ( Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente ), visite o site acessando www.ibimm.org.br.
O municipio situa-se a uma altitude de 790 mts, sendo as partes mais altas na Serra da Cantareira, podendo chegar a 1.100 mts de altitude.
O clima da cidade, como em toda região metropolitana de São Paulo é o subtropical. O verão é relativamente quente e chuvoso e o inverno é ameno, por vezes frio, são comuns eventos como a geada em alguns pontos do municipio. A temperatura média anual gira em torno de 18º graus, sendo o mes mais frio em julho (média de 14º graus) e o mais quente fevereiro (média de 22º graus). O indice pluviométrico anual gira em torno de 1.400 mm.

PONTOS TURISTICOS:

A cidade é roteiro obrigatório para quem procura lugares ligados diretamente com a natureza e tranquilidade. Os principais pontos turisticos de Mairiporã incluem:
Pico do Olho da Agua: Onde pode-se fazer pic nics, voo livre e há trilhas para downhill.
Pedreira do Dib: Atrai visitantes para a prática de rapel.
Rio Juquery e Sete Quedas: Para a prática de bóiacross e circuitos para se fazer a pé ou de bicicleta.
Mairiporã destaca-se também pelo turismo rural com a existencia de haras, pousadas, acampamentos e clubes de campo.
Os principais eventos do municipio incluem o aniversario da cidade (27 de março), Festa da Primavera (regularmente no mes de outubro) e a EcoFest Adventure.
Se quiser saber um pouco mais sobre o municipio acesse www.mairipora.sp.gov.br